quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ebook : ONU publica o Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008



Combater a mudança do clima: Solidariedade Humana em um mundo dividido. O relatório faz um mapeamento da ameaça representada pelas mudanças climáticas e afirma que o mundo caminha para um ponto em que os países e as pessoas mais pobres podem ficar permanentemente aprisionados num ciclo de pobreza. O estudo recomenda que as emissões de gases do efeito estufa, em 2050, sejam reduzidas em pelo menos 80% em relação a 1990. A publicação traz também o ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em que pela primeira vez o Brasil aparece entre os países de alto desenvolvimento humano. Para fazer o download do Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 no formato PDF em português clique aqui.


Google Earth 4.2.0205.5730 em português


Esta disponível para download o Google Earth 4.2.0205.5730. Esta atualização foi liberada pelo google em 29/11/2007. Para baixar gratuitamente o Google Earth 4.2.0205.5730 clique aqui.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Tutoriais de ArcMap (ArcGis)

Tutoriais produzidos pelo Professor Antônio José Berutti Vieira do Departamendo de Geomática da UFPR para a disciplina Cartografia Topográfica. Para fazer o download dos tutoriais e dos dados usados nos tutoriais, em formato PDF, clique nos links abaixo :

ArcMap Tutorial A - ArcMap Tutorial B - ArcMap Tutorial C - ArcMap Tutorial D - Dados

ArcGis Módulos e Scripts


ArcGis Módulos e Scripts é um material em formato PDF produzido por Luiz Mota, analista ambiental do Ibama. A apresentação aborda os seguinte tópicos:
  • O que é ArcObjects
  • Como habilitar os módulos escondidos do ArcMap
  • Scripts/linguagens para atender demandas específicas
  • Módulos desenvolvidos no CSR
O arquivo em formato PDF pode ser baixado no site do IBAMA, ou clicando aqui

Google maps adiciona informação de relevo



O google maps adicionou um layer denominado terreno, que é basicamente um modelo digital de elevação sombreado. Mais uma novidade interessante adicionada adicionada pelo google.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Projeções e Coordenadas geográficas


Coordenadas geográficas e projeções é um excelente material didático no formato PDF produzido pelo Prof. Renato Assunção do Departamento de estatística da UFMG. Para fazer o download do material clique aqui.

domingo, 25 de novembro de 2007

Introdução ao Geoprocessamento

O SlideShare apresenta uma nova tecnologia para apresentar slides via internet. Abaixo postei um exemplo de uma apresentação denominada Introdução ao Geoprocessaemento produzida por Wilson Holer.


sábado, 24 de novembro de 2007

GALILEO, GLONASS e NAVSTAR: Questões sobre GPS

Artigo publicado na revista GisCafe discute sobre as principais questões a respeito dos principais sistemas de navegação por satélite existentes: NavStar GPS (Americano), GLONASS (Russo) e Galielo (Europeu). O artigo na integra em inglês pode ser lido neste link.

Comparação de dados dos satélites Ikonos-II e Landsat/ETM+ no estudo de áreas cafeeiras

Gláucia Miranda Ramirez(1), Jurandir Zullo Junior(2), Eduardo Delgado Assad(3) e Hilton Silveira Pinto(2)


Resumo – O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do aumento da resolução espacial e radiométrica da imagem pancromática do Ikonos-II na identificação de plantios de café (Coffea arabica), em comparação com as
imagens do Landsat/ETM+. A área de estudo está localizada no Município de Pedregulho, SP, onde foram selecionados 50 talhões com plantios de café, e foram levantados dados referentes à altura, idade, espaçamento e variedade de cada talhão. As imagens permitiram a identificação de talhões com características diferentes em
campo, tendo-se destacado a imagem do Ikonos-II, que apresentou melhor desempenho. Para os talhões com características iguais em campo, as imagens analisadas não se mostraram eficientes, independentemente do satélite utilizado. As correções atmosféricas e radiométricas, na imagem do Ikonos-II, não proporcionaram
ganho efetivo nas análises realizadas. A maioria dos talhões identificados na imagem do Ikonos-II pode ser localizada na imagem do Landsat/ETM+ (68%). A correlação significativa entre a banda 4 do Landsat/ETM+ e o canal pancromático do Ikonos-II indica uma forma de ligação entre as imagens dos dois satélites.
Termos para indexação: Coffea arabica, sensoriamento remoto, imagem pancromática.

Para ler o artigo na integra no formato PDF clique aqui

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

ArcGis 9.2 : Tutorial do ArcCatalog


Aprendendo a usar o ArcCatalog
Crie um vídeo mostrando as principais funções do ArcCatalog. Para Acessar é necessário ter o flash instalado na máquina. Agora com aúdio.



30.000 visitas no blog do geoprocessamento



Atingimos hoje a noite a marca de 30.000 visitas. Agradecemos aos nossos leitores por esses números tão expressivos. Para quem escreve estes números servem de estímulo e recompensa. Aproveitamos para convidar nossos leitores a participarem como colaboradores deste blog postando notícias, novidades, dicas, tutoriais, etc sobre a área de geoprocessamento. Abraços a todos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Plano diretor de geoprocessamento


Seguindo a dica do Helton Uchoa da lista ArcGis Brasil, a prefeitura de Fortaleza disponibiliza para download O Plano diretor de geoprocessamento, utilizando software livre. O site da prefeitura traz a seguinte descrição :

Plano Diretor de Geoprocessamento (PDGeo) - Software Livre

"O Plano Diretor de Geoprocessamento (PDGeo) é uma importante ferramenta para implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário e para modernização da gestão municipal. Este projeto foi financiado pelo PNAFM e contemplou um amplo trabalho de identificação das demandas relacionadas ao Geoprocessamento no âmbito da Prefeitura Municipal de Fortaleza, tendo como principal enfoque um projeto corporativo que possibilitasse a integração de todas as bases de dados municipais através de um Banco de Dados Geográfico. O Plano Diretor de Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza é inovador e pioneiro, pois apresentou uma solução corporativa totalmente baseada em software livre e padrões abertos (OpenGIS). "

Para fazer o download do arquivo PDF, com 121 páginas do plano diretor de geoprocessamento clique aqui .

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Escola de Verão GNSS



O Centro de Informações Galileo convida para a Escola de Verão sobre o Galileo para estudantes latinoamericanos.


A Escola de Verão será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro de 2007 na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Brasil.

Os dois dias de cursos intensivos serão dedicados à introdução dos atuais Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS), com um enfoque especial sobre os Programas Europeus Galileo e Egnos.

A Escola de Verão é voltada à apresentação do Sistema Galileo e suas aplicações e serviços disponíveis em um futuro próximo na América Latina. As aulas serão apresentadas por especialistas em GNSS, para fornecer informações robustas e completas sobre o Galileo.


Curso Técnico em Geomática

Colégio Politénico da Universidade Federal de Santa Maria

Santa Maria, RS, Brasil


terça-feira, 20 de novembro de 2007

Seja um colaborador do Blog do Geoprocessamento

Se você trabalha com geoprocessamento venha colaborar com este blog, postando noticias, dicas, tutoriais, opiniões etc. Mande um email para elpidio.solos@gmail.com e você recebera um convite que lhe permitirá fazer postagens no blog.

Download de Imagens CBERS Georeferenciadas



O IBAMA está disponibilizando imagens CBERS georreferenciadas de vária partes do país. A dica foi enviada pelo leitor do Blog Victor, e a ele deixo nossos agradecimentos. Para acessar o mapa com o catalógo de imagens CBERS clique aqui. Para baixar um arquivo KMZ e visualizar as imagens disponíveis no google earth clique aqui . Belo trabalho do pessoa do IBAMA disponibilizando este acervo de imagens.

domingo, 18 de novembro de 2007

Zonas UTM no Google Earth


O blog do LabGeo disponibiliza para download um arquivo KML contendo as zonas UTM. Para baixar o arquivo KML clique aqui.

Saiba mais sobre Laser Scanning (LIDAR)

Seguindo a dica do Luiz Amadeu do Blog Geoinformação online, achei interessantes postar os links para as matérias sobre LIDAR publicadas na revista The Global Geospatial Magazine sobre o uso da tecnologia LIDAR. Vale a pena dar uma lida.


LiDAR


October 2007

October 2007
Vol. 11 Issue 10


Past Volumes




ArcGis 9.2 SP4 download


A ESRI liberou para o download o ArcGis 9.2 Service Pack 4 (SP4). Para baixar os arquivos de atualização do executável e do help clique nos links abaixo:

ArcGIS Desktop (ArcInfo, ArcEditor, ArcView) (176mb)

ArcGIS Desktop Help updates (379mb)

Revista Eletrônica Geozine No 1


A Geozine é uma revista eletrônica que aborda o uso de softwares livres em geoprocessamento. Abaixo você poderá ler o primeiro número da revista.



sábado, 17 de novembro de 2007

Timezone no Google Earth


Estou disponibilizando para download em formato KML (Google Earth) o arquivo contendo as linhas limites dos fusos horários (timezone) no planeta inteiro. A fonte dos dados em formato shapefile e da ESRI. Foi utilizado o ArcGis 9.2 e a extensão Export to KML. Para baixar o arquivo em formato KML clique aqui.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Rios, represas e lagoas do Brasil no Google Earth

Estou disponibilizando para download tres arquivos KML contendo a informação sobre a hidrografia do Brasil para ser visualizada no Google Earth. Os arquivos são : rios margem simples, rios de margem dupla e lagoas e represas. Os tres arquivos foram compactados em um arquivo no formato .RAR, e o tamanho total do pacote é de 13 MB. Para visualizar faça o download do arquivo, descompacte-o dentro de um diretorio a sua escolha e abra os arquivos com o google earth. Observe que são arquivos grandes que lerdam um pouco o google earth. Aconselho a desligar os labels e so religa-los quando estiver mais proximo da superficie porque os nomes dos rios e lagoas poluem um bocado o visual do google earth. Os arquivos foram convertidos de uma base de dados de hidrografia do Brasil distribuida pela CPRM. A conversão foi feita usando o ArcGis 9.2 com uma extensão de conversão para KML. Para baixar o arquivo da hidrografia do Brasil no formato KML clique no link abaixo:

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Como melhorar a qualidade geométrica do modelo digital de elevação SRTM

Trabalho apresentado no XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto avalia a qualidade geométrica dos dados SRTM segundo o Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC). As autoras concluem que na forma original os dados SRTM podem atendem as normas cartográficas de exatidão cartográfica para a escala 1:250.000 podendo ser derivadas curvas de nível com eqüidistância de 100 metros. Após serem georeferenciados no ArcGis, com uma base cartográfica local o MDE SRTM atende as normas de exatidão cartográfica para a escala 1:50.000 com curvas de nível com eqüidistância vertical de 20m. Para acessar o artigo na integra clique aqui.

Ikonos x Landsat x Cbers em projetos de reforma agrária

VILELA, Marina de Fátima, SOARES, Vicente Paulo, ADUAN, Roberto Engel et al. Uso de imagens orbitais como base de dados para projetos de reforma agrária. Rev. Árvore, jul./ago. 2005, vol.29, no.4, p.627-638. ISSN 0100-6762.

Análises técnica e econômica foram realizadas em imagens dos sensores IKONOS, TM/Landsat 5, ETM+/Landsat 7 e CCD/CBERS, objetivando a verificação da viabilidade destas como base de dados em projetos de reforma agrária. Essas análises efetuadas e a situação de mercado indicaram que a imagem IKONOS apresenta excelente desempenho técnico, mas o custo de aquisição inviabiliza sua utilização como base de dados para a reforma agrária. A imagem do Landsat 7, com baixo custo de aquisição, apresentou grande viabilidade técnica para fins de reforma agrária. No entanto, a perda do contato com a plataforma Landsat 7 inviabilizou a compra de novas imagens do sensor ETM+. A imagem CCD/CBERS apresentou a segunda maior similaridade com a verdade de campo e o menor índice Kappa para a classificação. Apesar do baixo índice de exatidão para a classificação, as análises de custo, o lançamento do CBERS-2 e a possibilidade de correção dos problemas de radiometria podem tornar as imagens da plataforma CBERS-2 concorrentes de peso no mercado e, ainda, preencher a lacuna deixada pela perda do Landsat 7. A imagem do Landsat 5 apresentou o mais baixo desempenho técnico nas análises efetuadas. Entretanto, seu potencial como base de dados é amplamente reconhecido pelo INCRA, que ainda utiliza tais imagens. O declínio da vida útil do Landsat-5 atribui mais importância ao lançamento do CBERS-2.

Palavras-chave : Sensoriamento remoto; sensores; análise técnica; classificação; análise de agrupamento.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Arcgis Solar Analyst - Modelando o input de energia solar


Uma extensão muito interessante para o ArcView, e que agora esta presente no ArcGis 9.2 é a solar analyst. Ela calcula entre outras coisas o numero de horas de radiação solar direta, e a radiação solar direta e difusa que uma superfície recebe. A radiação solar em uma superfície depende de quatro fatores : época do ano, declividade do terreno, orientação da vertente e nebulosidade. O modelo não leva em conta a nebulosidade, então os resultados indicam potencial máximo de radiação solar na superfície. Os resultados são impressionantes para áreas montanhosas. O numero de horas de radiação direta variou de 2000 a 4250 horas. E a radiação global variou de 650 a 1900 kw/m2/ano. Para maiores detalhes baixe o resumo publicado no XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.
http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.19.56/doc/5751-5753.pdf

Revista GIM (The Global Magazine for Geomatics ) free

Esta disponível para download os números da Revista GIM (The Global Magazine for Geomatics ) de 2004 até hoje. Os artigos estão em Inglês. O link é http://www.gim-international.com/issues/

Análise digital do terreno

IPPOLITI R., Gabriela A., COSTA, Liovando Marciano da, SCHAEFER, Carlos Ernesto G. R. et al. Análise digital do terreno: ferramenta na identificação de pedoformas em microbacia na região de "Mar de Morros" (MG). Rev. Bras. Ciênc. Solo, maio/abr. 2005, vol.29, no.2, p.269-276. ISSN 0100-0683.

Este trabalho reporta a utilização de ferramentas de um SIG (Sistema de Informação Geográfica) para o delineamento das geoformas e pedopaisagens em um estudo de caso em microbacia do município de Viçosa (MG), a partir dos dados da carta topográfica (escala 1:50.000) da região. Trabalhos de campo permitiram aferir uma exatidão global de 72 % na classificação das formas da paisagem e correlacionar as classes obtidas com as classes de solos dominantes. Após ajustes, elaborou-se um mapa síntese preliminar de distribuição de pedoformas, que auxilia no mapeamento de solos. O método de classificação das formas da paisagem baseado na geração de um MNT (Modelo Numérico do Terreno) e no cálculo dos atributos do relevo (elevação, declividade, curvatura) mostra-se uma alternativa rápida e econômica em comparação ao delineamento manual a partir da utilização de análise estereoscópica de fotografias aéreas.

Para acessar o trabalho na integra no formato PDF clique aqui

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

ArcGis : Eliminando pequenas regiões em Grids

Apresentaremos a seguir uma rotina que usa a calculadora raster do ArcGis para eliminar regiões no grid cujo tamanho seja menor que a área mínima mapeável. As regiões eliminadas são substituídas pelo vizinho com maior área de contato com o agrupamento de células eliminadas.

Use os comandos abaixo no raster calculator no menu Spatial analyst


regiongroup(ingrid1, #, EIGHT, WITHIN)

Select([Calculation], 'count > XX')

Nibble( [ingrid1], [Calculation2])


onde :

Ingrid1 é o nome do grid de entrada

count > XX ---> limite abaixo do qual as células são eliminadas e trocadas pela classe vizinha.


Exemplo : grid de classificação de uso e cobertura vindo de uma imagem CBERS com célula de 20m.

deixar regiões com área mínima de 1 hectare.

1 hectare = 10.000 m2

1 célula = 20 x 20 = 400 m2

numero de células = 10.000/400 = 25 células

então substitua o XX por 25 ===> Select([Calculation], 'count > 25')


Observe que o comando region group só funciona em grids do tipo inteiro. Se o grid que você quer limpar estiver em outro formato converta-o para inteiro usando o comando

InGrid1 = Int(Meu_Grid)




MMA disponibiliza mapas vetoriais e Imagens Landsat - MMA


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibiliza um conjunto de informações em formato shapefile, incluindo dados de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), bases de dados sobre a Amazônia e Mata atlântica. É bem pouco em relação as bases de dados que o MMA dispõe, mas já é um bom começo. Para baixar os dados click em : http://mapas.mma.gov.br/i3geo/datadownload.htm. Para baixar as imagens de satélite disponível basta acessar o link http://mapas.mma.gov.br/mapas/mma/imagenssat/ . As imagens estão em formato ECW (ER Mapper). Plugins que permitem a leitura de arquivos ECW por vários SIGs e outros softwares, como Adobe Photoshop podem ser baixados de http://www.ermapper.com/ProductView.aspx?t=189.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Apostila : Noções básicas de geoprocessamento

Texto produzido pelo pessoal do LAPIG da UFG, aborda as noções básicas sobre geoprocessamento. Para baixar a apostila, dispónivel em formato PDF, clique aqui.


ArcGis9.2 Service Pack 4


A ESRI publicou noticia em seu site afirmando que o Service Pack 4 (SP4) para o ArcGis 9.2 deve ser disponibilizado no final do mês de Novembro. A má notícia e que o esperado suporte ao Windows Vista que era esperado no SP3 e foi transferido para o SP4 novamente foi adiado possivelmente para o ArcGis 9.3.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Terra como arte : Delta do Rio Ganges - Índia


Bela imagem Landsat mostra o delta do Rio Ganges na Índia. Esta imagem é parte da coleção de imagens selecionadas pelo USGS com o nome de "Earth as Art". Para acessar a imagem em alta resolução clique aqui. Para ver outras fotos da terra como arte clique aqui

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Radar brasileiro será usado em operação na Indonésia


Radar brasileiro será usado em operação na Indonésia

OrbiSat, que desenvolveu o sistema, está lançando também um radar militar

Roberto Godoy - O Estado de São Paulo


O governo da Indonésia contratou a empresa brasileira OrbiSat da Amazônia para realizar, no prazo máximo de 60 dias, todo o sensoriamento remoto e o mapeamento geográfico do território de Kalimantan, ex-Bornéu. O trabalho vai custar US$ 2 milhões e começa em julho.

Será o primeiro emprego do sistema da radares e sensores OrbiSAR-RFP, produzido pela empresa, de São José dos Campos. O equipamento, aerotransportado, não exige aviões especializados. Os vôos estarão sob a responsabilidade da OrbiSat. O levantamento pretendido cobrirá uma área levemente superior a 30 mil km2.

A tecnologia InSar, contida no sistema, foi utilizada em projetos de sensoriamento remoto do Brasil e da Venezuela. O diretor da OrbiSat, João Moreira, acredita que "a operação na Indonésia estará concluída até fevereiro de 2008". O radar, afirma, "é o mais avançado do mercado, capaz de produzir informações com rapidez e custo baixo". O OrbiSar emite ondas eletromagnéticas para gerar imagens sem interferência. É capaz de originar dados de superfície durante a noite, sob chuva ou através de nevoeiro. Operando com duas freqüências, nas bandas X e P, fornece a altura da copa das árvores. O recurso é adequado à definição da formação do solo em locais de vegetação densa.

Segundo João Moreira, "o governo da Indonésia vai receber dados referentes a biomassa, ao tipo de cobertura do terreno pesquisado e do escoamento das águas". Esse material resultará na confecção de mapas da rede hidrológica, de transportes, do uso da terra, e do cadastramento urbano/rural.

RADAR MILITAR

A OrbiSat está lançando um segundo tipo de radar, o Saber M60, de emprego militar, para ação antiaérea de baixa altura - basicamente a defesa de instalações estratégicas como as centrais de energia e as concentrações de tropas.

O Saber M60 acompanha os alvos e rastreia vários deles simultaneamente a distância de 60 km e a altitude de 5 mil metros. Os dados são enviados em tempo real para um Centro Integrado de Operações Aéreas. O software da OrbiSat - feito em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) - identifica as aeronaves, define suas características e eventualmente o grau de ameaça representado pelos vôos clandestinos, facilitando a tomada de decisão do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). A reação pode envolver o envio de aviões de caça, lançamento de mísseis ou artilharia rápida.

Leve e portátil, o radar pode ser transportado para qualquer ponto do território nacional onde seja necessário, "por exemplo, para garantir a vigilância durante a visita de um chefe de Estado ou em apoio a missões de paz, do tipo em execução no Haiti", destaca Robert Haynes, diretor do programa. O Saber-60 pode ser montado em 15 minutos.


sábado, 3 de novembro de 2007

Produção de etanol no Brasil é uma ameaça a biodiversidade diz ONU

Segundo o relatório Panorama do Meio Ambiente Global, "o Brasil espera dobrar a produção de etanol, um biocombustível 'moderno', nas próximas duas décadas".

"Para produzir matéria-prima vegetal suficiente para alcançar esses objetivos, a área cultivada está crescendo rapidamente", acrescenta o documento. "O crescimento das fazendas coloca em risco regiões ecológicas inteiras, como o cerrado."

Em outra parte do documento, a ONU diz que "com o possível aumento da exportação de etanol de países como o Brasil para a Europa, os Estados Unidos e o Japão, está aumentando a preocupação quanto à sustentabilidade de uma produção de biomassa em larga escala".

De acordo com o relatório, esse temor se deve principalmente "ao fato de a terra disponível, além das reservas de biodiversidade, ter que ser dividida para diversos usos, como a produção de alimentos e de vegetais para a produção de energia".

O relatório, de 572 páginas, traça um cenário abrangente das mudanças no meio ambiente desde 1987 e detalha problemas que afetam a água, a atmosfera, a terra e a biodiversidade da Terra.


O relatório, de 572 páginas, traça um cenário abrangente das mudanças no meio ambiente desde 1987 e detalha problemas que afetam a água, a atmosfera, a terra e a biodiversidade da Terra.

Fonte :BBC

Para fazer o download do relatório Panorama do Meio Ambiente Global, em ingles, no formato PDF, clique nos links abaixo.

>> DOWNLOAD REPORT
Full Report (Large file: 22.5 MB)

Mapa de anomalias magnéticas da Terra



Anomalias co campo magnético da terra são desvios no campo magnético terrestre devido a presença de rochas magnetizadas na crosta terrestre. Este mapa é produto de varios anos de trabalhos de vários cientistas sob a coordenação da IAGA (International Association of Geomagnetism and Aeronomy). Para acessar estemapa em formato PDF em alta resolução clique aqui.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Mapa das Bacias Hidrógraficas de Minas Gerais



O Blog do Geoprocessamento disponibiliza para download o Mapa de Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais, produzido a partir de dados disponibilizados pelo IGAM. Para fazer o download basta clicar sobre o mapa com o botão direito do mouse e salvar o mapa no seu computador. Para visualizar outros mapas existentes no blog do Geoprocessamento clique no link

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Mapa das bacias hidrográficas do Paraná

O governo do Estado do Paraná disponibiliza online uma série de mapas das principais bacias hidrográficas do estado. Para fazer o download dos mapas em formato PDF, clique nos links abaixo :

O que é Geomática ?


De acordo com Wikipédia :

"Geomática proporciona ao técnico a compreensão necessária nas atividades de produção, coleta, armazenagem, análise, transmissão e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o meio ambiente e com os recursos terrestres e naturais. Inclui atividades de levantamento de informações geográficas para o mapeamento, integrando elementos como topografia, cartografia, hidrografia, geodésia, fotogrametria, agrimensura com novas tecnologias e os novos campos de aplicação, como o sensoriamento remoto, o mapeamento digital e os sistemas de posicionamento por satélite."

"Geomática - Ciência e tecnologia para obtenção, análise, interpretação, distribuição e uso da informação espacial." (www.geomatica.eng.uerj.br/)

A matemática da terra; a ciência da coleta, análise e interpretação de dados, especialmente aqueles obtidos por instrumentos, relacionados a superfície da terra". (Oxford English Dictionary).

ArcGis Tutorial sobre geoprocessamento


Tutorial produzido pela ESRI "Geoprocessing in ArcGIS Tutorial", traz 5 exercícios onde se aplicam os fundamentos do Geoprocessamento utilizando o software ArcGis. O material de 66 página, esta em inglês no formato PDF . Para acessar o tutorial sobre geoprocessamento no ArcGis clique aqui.