quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Arquivos KML King´s College London


… A King´s College London, está disponibilizando vários arquivo em KML que traz bastante informações sobre diversos assuntos, desde SRTM ao desmatamento na Amazônia (entre outros). Vale a pena da uma navegada pelo site. Muito interessante. …

Ebook : Aptidão das terras para recuperação ambiental

Boletim técnico produzido por pesquisadores da EMBRAPA, aborda a avaliação das terras como ponto de partida para a recuperação de áreas degradadas. O boletim está disponível para download em formato PDF. Clique aqui.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

ArcMap : Criando e editando shapefiles

Tutorial produzido pelo professor Márcio Francelino do Instituto de Florestas da UFRRJ. O texto ensina a criação de arquivos shapefile no ArcCatalog e sua posterior edição dentro do ArcMap. Para fazer o download do arquivo no formato PDF clique aqui.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Sensoriamento Remoto : Radarsat 2 entra em órbita



Foi lançado no dia 14/12 o Satélite Canadense Radarsat 2. O lançamento ocorreu na base de Baikonur no Casaquistão. O satélite foi lançado por um foguete Soyuz. A órbita do RadarSat 2 será solar síncrona com altitude de 798km e inclinação de 98.6 graus em relação ao equador. O satélite de 2200 kg é equipado com um poderoso radar que proverá imagens da superfície da terra com resolução de até 3 metros. O satélite com uma antena de 15 x 1.5 metros que irá operar na freqüência de 5.405 GHz. A vida útil esperada do RadarSat 2 é de 7 anos. Fonte : Vector one

CBERS-2B - Imagem do sensor HRC - alta resolução



Finalmente graças a dica do leitor do Blog do Geoprocessamento "Augudaum" estamos postando um link para uma amostra de imagem do sensor HRC do satelite CBERS-2B. Esta imagem foi apresentada numa palestra pelo pesquisador do INPE no evento 8o EATUS. O link para a imagem, diz apenas "mostra de uma imagem de HRC", não citando o local onde foi adquirida a imagem nem a data. Para ver a imagem na resolução clique com o mouse sobre eal.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Dicas ArcGis : Mudando a fonte do Raster Calculator


Quem já usou a calculadora raster do ArcGis já deve ter reparo que a fonte usada, Times New Roman, não é muito adequada, porque é difícil visualizar os espaços em branco dentro das fórmulas e quem ja usou a calculadora raster já percebeu que se não colocar os espaços separando operadores e comandos o ArcGis simplesmente da uma daquelas mensagens de erro que não falam absolutamente nada sobre o que esta errado. Vamos então ver como mudar a fonte da calculadora raster.
1 - Acesse a barra de ferramentas Spatial analyst
2 - Entre na opção Raster calculator
3 - Clique com o botão direito dentro da área onde são digitadas as formulas na calculador raster
4 - entre na opção font
5 - Selecione a fonte de sua preferência. Eu sugiro Corrier New, que é uma fonte em que todas as letras tem o mesmo tamanho, ficando fácil identificar os espaços em branco.
6- A calculadora raster guarda esta configuração e da próxima vez que você for usa-la a fonte já estará modificada.

Dicas ArcGis : Adicionando labels manualmente

A ferramenta de labels do ArcGis adiciona os rótulos a todas as feições de uma única vez. Porém as vezes é desejável adicionar somente alguns rótulos, para estes casos siga os passos :

1 - Clique com o botão direito do mouse sobre o layer a ser rotulado e entre no menu properties
2 - Selecione a aba labels e na caixa label field selecione o nome do campo que voce irá usar como para rotular
3 - feche o dialogo properties
4 - Na barra de ferramentas Drawing clique sobre o botão New Text onde aparece uma letra A. Ao lado da letra aparece uma seta para baixo onde se pode abrir um menu gráfico. No menu gráfico clique sobre a figura de uma etiqueta.
5- Será aberto um caixa de dialogo com algumas opções sendo que a primeira delas diz respeito onde o rótulo será colocado no seu mapa. A primeira opção (Automatically find best placement) deixa a cargo do ArcGis achar o melhor local para colocar os rótulos. A segunda opção (place label at position cliked) faz com que o rótulo seja colocado onde o click do mouse foi dado.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Dicas ArcGis : Mudando a côr do polígono selecionado


No ArcGis quando selecionamos um polígono normalmente ele aparece circundado por uma linha azul grossa. Para escolher que tipo de realce queremos dar a um polígono selecionado, devemos seguir os seguintes passos :
1 - Clique com o botão direito do mouse sobre o layer a ser alterado. Entre no menu properties
2 - Selecione a aba Selection
3 - Selecione a segunda opção(with this symbol) para prencher o polígono usando padrões (reticulados, pontilhados etc) ou selecione a terceira opção (with this color) para preencher com cores a sua escolha. Para voltar ao comportamento padrão do ArcGis selecione a primeria opção

Este comportamento tem que ser configurado para cada layer dentro de um projeto.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

CBERS-2B : Problemas no sensor CCD ? Parte 4



Composição colorida Bandas 3, 4, 2 onde pode ser visto claramente as diferenças de brilho nas bandas resultando em uma composição RGB com cores diferentes e limites abruptos e lineares. classificação supervisionada ou não de um imagem desta qualidade é um verdadeiro pesadelo.

Quantum GIS 0.91



O Quantum GIS 0.91 está disponível para download. É um software livre é pode ser baixado clicando aqui

sábado, 8 de dezembro de 2007

ArcGis 9.3 terá suporte para o SQL Server 2008

A ESRI anunciou que a versão do ArcGis 9.3 irá beneficiar da nova tecnologia espacial que estará disponivel com a nova versão do SQL Server 2008. Maiores detalhes podem ser obtidos na nota a imprensa que esta disponível no site da ESRI.

O que é Neogeografia ?


Neogeografia : "Ferramentas e técnicas geográficas usadas para atividades não profissionais ou para serem utilizadas por grupos de usuários não especialistas; uso informal e não analítico". Acima uma apresentação de slides em inglês sobre o tema. Fonte : highearthorbit

Mapa antropocêntrico - Uma nova maneira de mapear o planeta



Dois cientistas propuseram uma nova forma de mapear ecossistemas que leva em consideração o homem. O novo método divide o globo em biomas antropogênicos , ou antromas, que os autores consideram que descrevem a paisagem natural alterada pelo homem. Ao invés dos tradicionais biomas baseados em clima e vegetação (tundra, florestas tropicais, desertos etc) os pesquisadores Prof. Erle Ellis da Universidade de Maryland, e Prof. Navin Ramankutty da Universiade McGill propuseram uma nova nomenclatura :“dense settlements,” “villages,” “croplands,” “rangelands,” “forested” and “wildlands". Em português uma tradução livre seria : áreas densamente povoadas, pequenas cidades, áreas agrícolas, pastagens, reflorestamento e areas de vida selvagem. Fonte: blog earthsky

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

ArcGis Manual de Instalação

O manual de instalação do ArcGis Desktop 9.2 pode ser obtido na página da Imagem. Para fazer o download do manual no formato PDF clique aqui

CBERS 2B - Problemas no sensor CCD ? parte 3

C_2B_CCD1XS_20071102_151_110_L2_B3

Esta é uma imagem reduzida da banda 3 vermelho) sensor CCD satélite CBERS 2B, da imagem adquirida em 02/11/2007. Observe a faixa mais clara a esquerda da imagem.

CBERS 2B - Problemas no sensor CCD ? parte 2



Esta é uma imagem reduzida da banda 1 (azul) sensor CCD da imagem adquirida em 02/11/2007. Observe a faixa mais clara a direita da imagem, semelhante ao que ocorria com a imagem do CBERS antigo.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Cbers 2B : Problemas no sensor CCD ?


As imagens liberadas pelo INPE do CBERS 2B que estão disponíveis para download estão apresentando problemas com faixas com intensidade de brilho diferente, a semelhança do que ocorreu com o CBERS 2. Isto ocorre nas bandas 1, 2 e 3. As bandas 4 e 5 além de apresentarem este problema também estão perceptivelmente deslocadas em relação as bandas do visível (1, 2 e 3). Espero que isto seja passível de correção, porque seria muito ruim trabalhar com imagens com estes problemas. E o tão esperado sensor HRC de alta resolução. Até hoje o INPE não liberou uma única imagem captura por ele. Será que esta funcionando ?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

ArcGis : toolbox para delineamento de bacias hidrográficas

Esta disponível para download gratuito no site arcscripts um toolbox para delineamento automático de bacias hidrográficas e geração de flow paths (linhas ou caminhos de fluxo). Ele ainda gera a drenagem numérica e depois a transforma em shapefile. As únicas entradas são os nomes do arquivo e o valor limite de fluxo acumulado (flow accumulation) mínimo que uma célula deve ter para ser considerada drenagem. O toolbox roda dentro do arctoolbox. O link para dowload é : http://arcscripts.esri.com/details.asp?dbid=15148.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Imagens do CBERS2B disponiveis para download




O INPE começou a disponibilizar as imagens do sensor CCD do CBERS 2B para download no seu site. Na busca que fiz observei que estão dispóniveis imagens capturadas entre os dias 30/10 a 06/11. Não consegui localizar nenhuma imagem do aguardado sensor de alta resolução.

domingo, 2 de dezembro de 2007

ebook : Fotogrametria digital

Livro sobre fotogrametria digital, produzido no formato PDF, pelos professores do Instituto Militar de Engenharia Jorge Nunes Brito e Luiz Coelho. A obra esta dividida em 10 capítulos, para fazer o download é so clicar nos links abaixo.

Tutorial : Introdução ao SIG usando ArcGis


Introdução ao SIG usando ArcGis é um tutorial produzido pela Dhuram University, em inglês, disponível no formato PDF. O texto aborda os principais tópico em SIG mostrando exemplos de utilização no software ArcGis. Para fazer o download do texto clique aqui.

sábado, 1 de dezembro de 2007

ArcGis e o Windows Vista - Conclusões


Em vez de uma conclusão, vou deixar uma pergunta que gostaria da participação dos leitores deste Blog que usam o ArcGis 9.2 : Para quem tem o Windows XP instalado vale a pena atualiza-lo para o Windows Vista ?

ArcGis e o Windows Vista - Os problemas Parte 2


Existem uma série de outros problemas do ArcGis 9.2, que ainda não forma resolvidos é segundo a ESRI, eles serão solucionados a medida que a Microsoft libere novas atualizações para o Windows Vista. Existe vários pequenos problemas na instalação e no gerenciador de licenças. No ArcMap são descritos três problemas sendo que o mais grave deles é em relação a impressão e que já foi resolvidos conforme citado no artigo anterior. A lista de erros em formato DOC e pode ser baixada do site da ESRI clicando aqui .

ArcGis e o Windows Vista - Os problemas Parte 1

No teste do ArcGis 9.2 rodando sobre o vista, segundo a ESRI foram identificados uma série de problemas que parecem ser especificos do Windows Vista. Destes problemas alguns já foram resolvidos com correções liberadas pela Microsoft e outros serão resolvidos com correções futuras liberadas para o Vista. A ESRI colocou para download em seu site duas correções.
A primeira delas diz respeito ao problema que ocorre na quando usamos a exportação ou a impressão no ArcMap, que resulta em resultados incorretos no 9.2, produzindo saídas em branco ou saídas que não correspondem aos mapas originais. Para baixar a correção para este problema clique aqui.
A segunda correção esta associada com algumas partes do Help do ArcGis. Este problema ocorre porque o Windows Vista não inclui suporte para arquivos de help com formato antigo. E que os antigos arquivos de help necessitam do Winhlp32.exe para rodar e este aplicativo não está dispónivel no Windows Vista. A solução é baixar o arquivo da página da Microsoft e instala-lo no Windows Vista. Para baixar o Winhlp32.exe clique aqui.

ArcGis e o Windows Vista


Curiosamente a ESRI quando lançou o SP4 para o ArcGis 9.2 nem mencionou sobre a possibilidade de usar o ArcGis 9.2 no novo sistema operacional da Microsoft. O entendimento geral era que este suporte havia sido adiado mais uma vez agora para a versão 9.3. Porém ontem (30/11) a ESRI fez uma atualização no FAQ (Questões frequentes) número 34020 cujo título é : Does ArcGIS support Microsoft Windows Vista? Observe como ficou :

ArcGIS 9.3 on Windows Vista: ArcGis 9.3 rodará sem problemas (otimista) no Windows Vista

ArcGIS 9.2 on Windows Vista:
Os seguintes produtos do ArcGis 9.2 SP4 tem suporte no Windows Vista : ArcReader, ArcView, ArcEditor, ArcInfo Desktop, ArcInfo Workstation, ArcGIS Desktop Extensions e ArcGIS Engine.O Service Pack 4 é indispensável para o suporte do Windows Vista. Entretanto existem questões sérias que o usuário deve conhecer antes de instala-lo no Windos Vista. Os softwares ArcGIS Server 9.2- incluindo ArcSDE 9.2, Image Server 9.2 e ArcIMS 9.2 não funcionam com o Windows Vista.)