segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Radar brasileiro será usado em operação na Indonésia


Radar brasileiro será usado em operação na Indonésia

OrbiSat, que desenvolveu o sistema, está lançando também um radar militar

Roberto Godoy - O Estado de São Paulo


O governo da Indonésia contratou a empresa brasileira OrbiSat da Amazônia para realizar, no prazo máximo de 60 dias, todo o sensoriamento remoto e o mapeamento geográfico do território de Kalimantan, ex-Bornéu. O trabalho vai custar US$ 2 milhões e começa em julho.

Será o primeiro emprego do sistema da radares e sensores OrbiSAR-RFP, produzido pela empresa, de São José dos Campos. O equipamento, aerotransportado, não exige aviões especializados. Os vôos estarão sob a responsabilidade da OrbiSat. O levantamento pretendido cobrirá uma área levemente superior a 30 mil km2.

A tecnologia InSar, contida no sistema, foi utilizada em projetos de sensoriamento remoto do Brasil e da Venezuela. O diretor da OrbiSat, João Moreira, acredita que "a operação na Indonésia estará concluída até fevereiro de 2008". O radar, afirma, "é o mais avançado do mercado, capaz de produzir informações com rapidez e custo baixo". O OrbiSar emite ondas eletromagnéticas para gerar imagens sem interferência. É capaz de originar dados de superfície durante a noite, sob chuva ou através de nevoeiro. Operando com duas freqüências, nas bandas X e P, fornece a altura da copa das árvores. O recurso é adequado à definição da formação do solo em locais de vegetação densa.

Segundo João Moreira, "o governo da Indonésia vai receber dados referentes a biomassa, ao tipo de cobertura do terreno pesquisado e do escoamento das águas". Esse material resultará na confecção de mapas da rede hidrológica, de transportes, do uso da terra, e do cadastramento urbano/rural.

RADAR MILITAR

A OrbiSat está lançando um segundo tipo de radar, o Saber M60, de emprego militar, para ação antiaérea de baixa altura - basicamente a defesa de instalações estratégicas como as centrais de energia e as concentrações de tropas.

O Saber M60 acompanha os alvos e rastreia vários deles simultaneamente a distância de 60 km e a altitude de 5 mil metros. Os dados são enviados em tempo real para um Centro Integrado de Operações Aéreas. O software da OrbiSat - feito em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) - identifica as aeronaves, define suas características e eventualmente o grau de ameaça representado pelos vôos clandestinos, facilitando a tomada de decisão do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). A reação pode envolver o envio de aviões de caça, lançamento de mísseis ou artilharia rápida.

Leve e portátil, o radar pode ser transportado para qualquer ponto do território nacional onde seja necessário, "por exemplo, para garantir a vigilância durante a visita de um chefe de Estado ou em apoio a missões de paz, do tipo em execução no Haiti", destaca Robert Haynes, diretor do programa. O Saber-60 pode ser montado em 15 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário