sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Interpolando o SRTM de pixels com 90m para 10m

 

 

 

 

 

 

 

Com o SRTM em mão, dá-se início ao seguinte processo:

Será feito o seguinte: o Arquivo Raster será transformado para pontos, que será interpolado, originando um Modelo digital de elevação mais refinado.

Caso você não deseje trabalhar com toda a cena SRTM, você pode recorta-la para diminuir o tamanho do arquivo, e assim processa-lo mais rapidamente.

Iremos recorta-lo da seguinte maneira, já que apenas uma pequena área nos interessa, caso a você seja interessante toda a cena, apenas desconsidere esta parte. Vamos dar um zoom com a lupa na parte da cena que nos interessa.

clip_image002

Após ter dado o zoom clique com o boto direito do mouse no arquivo do SRTM, clique em DATA e posteriormente em EXPORT DATA, e uma janela se abrirá.

image image

Nesta tela em EXTEND selecione “Data Frame” e o formato do arquivo escolha TIFF. Após isto escolha local onde o arquivo será gravado e clique em OK.

clip_image002[5]

Agora com o arquivo menor faça os seguintes passos para interpolar o SRTM.

 

Em Spatial Analyst Clique em CONVERT > RASTER TO FEATURES

 imageimage

Em RASTER TO FEATURES escolha qual arquivo será convertido. Em OUTPUT GEOMETRY TYPE escolha POINT. Selecione o local onde o arquivo será gravado e clique em OK, e um arquivo de pontos será criado contendo a informação altimétrica.

 

image

Agora com este arquivo de pontos gerado, iremos interpola-lo para uma resolução menor.

Clique em ArcTool Box > SPATIAL ANALYST TOOLS > INTERPOLATION > SPLINE. Uma outra tela se abrirá, nela basta escolher qual o arquivo de pontos que será utilizado. O Campo na tabela que os dados altimétricos, geralmente seu nome é GRID_CODE, em OUTPUT CELL SIZE, escolha o tamanho para o qual você deseja interpolar o SRTM. Basta então clicar em OK

 

image

clip_image002[7]

4 comentários:

  1. Qual a escala apresentada desse mapeamento?

    ResponderExcluir
  2. Desse jeito voce não está "fabricando cotas"?

    ResponderExcluir
  3. COm esse procedimento voce não estará "fabricando numeros" já que irá interpolar em 9x?

    ResponderExcluir
  4. É evidente que se está "fabricando números", afinal interpolar significa obter valores onde eles não existem, dentro de um dado intervalo de dados conhecidos. O que o autor apresentou foi um tutorial para se interpolar. Cabe a que for utilizar ponderar se atende às exigências de seu trabalho.

    ResponderExcluir