quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pôster : Terra o planeta azul

O "mármore azul" imagem da Terra tirada pela tripulação da Apollo 17 em 1972 é uma das fotos mais famosas já feitas. Quando ela foi apresentada ao público, de repente vimos o mundo de uma maneira muito diferente. De tempos em tempos a NASA tem acrescentado outros "mármores azuis" para sua coleção, e tem usado a tecnologia para melhorar e aperfeiçoar as imagens. Recentemente a agência espacial revelou o que está chamando a "imagem de alta definição mais surpreendentes da terra -. mármore azul 2012" esta foi feita com instrumento VIIRS a bordo, do satélite de observação da terra lançado mais recentemente, Suomi NPP. Ela foi criada através de uma composição de faixas imageadas da superfície da terra e foi adquirida em 04 de janeiro de 2012 . A imagem em altíssima resolução (8000x8000 pixels) que pode ser impressa em grande formato para criar um lindo pôster pode ser baixada aqui.
Caetano Veloso melhor que ninguém descreve a famosa foto da Apolo 17. Ele estava na cadeia durante o regime militar e registrou em verso o que ele viu:
“Quando eu me encontrava preso / Na cela de uma cadeia / Foi que vi pela primeira vez/
As tais fotografias / Em que apareces inteira / Porém lá não estavas nua/
E sim coberta de nuvens...”

Um comentário:

  1. Olá Elpidio,

    Estou precisando de um auxilio para uma simulação de cheia.

    Estou procurando material há dias, e talvez você possa me auxiliar.

    Infelizmente, não achei o seu e-mail para um contato particular.

    ResponderExcluir