quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pôster : Terra o planeta azul

O "mármore azul" imagem da Terra tirada pela tripulação da Apollo 17 em 1972 é uma das fotos mais famosas já feitas. Quando ela foi apresentada ao público, de repente vimos o mundo de uma maneira muito diferente. De tempos em tempos a NASA tem acrescentado outros "mármores azuis" para sua coleção, e tem usado a tecnologia para melhorar e aperfeiçoar as imagens. Recentemente a agência espacial revelou o que está chamando a "imagem de alta definição mais surpreendentes da terra -. mármore azul 2012" esta foi feita com instrumento VIIRS a bordo, do satélite de observação da terra lançado mais recentemente, Suomi NPP. Ela foi criada através de uma composição de faixas imageadas da superfície da terra e foi adquirida em 04 de janeiro de 2012 . A imagem em altíssima resolução (8000x8000 pixels) que pode ser impressa em grande formato para criar um lindo pôster pode ser baixada aqui.
Caetano Veloso melhor que ninguém descreve a famosa foto da Apolo 17. Ele estava na cadeia durante o regime militar e registrou em verso o que ele viu:
“Quando eu me encontrava preso / Na cela de uma cadeia / Foi que vi pela primeira vez/
As tais fotografias / Em que apareces inteira / Porém lá não estavas nua/
E sim coberta de nuvens...”

Google Maps : Imagem a 45o de Porto Alegre

O Google liberou no Google Maps imagens tomadas a 45o da cidade de Porto Alegre, além de mais 23 cidades no mundo. Para visualizar clique aqui

image

Abaixo uma imagem de Cleveland, Ohioimage

sábado, 21 de janeiro de 2012

Terra vista do espaço : Imagem Ikonos-2 Irã

As areias curvadas no deserto de sal do centro-norte do Irã,  Dasht-e Kavir, podem ser vistas nesta imagem do satélite IKONOS-2. Aqui solos argilosos e arenosos tem um alto teor de sal na superfície, devido à concentração de minerais por causa  da alta evaporação no período de verão. Irã é um mais importantes  produtores do mundo de minérios. Satélites de observação terrestre são úteis para localizar e monitorar recursos naturais, como minerais.  Créditos: European Space Imaging (EUSI)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sonho de consumo : ArcGis 10 no Ideum MT65 3D Display

Babei com esta belezinha. O MT65 é um display multi-touch de 65 polegadas projetado para espaços públicos. A tela em  vidro temperado tem um sensor que identifica até 32 pontos individuais de toque  e um PC com um CPU 2.2GHz Core i7, 256GB SSD e GeForce GTX 460 embutido dentro do gabinete do monitor que roda Windows 7 e Linux. Há também uma webcam HD com lente Carl Zeiss e microfone estéreo. Deve ser o bicho rodando ArcGis 10 para apresentações e aulas. O único inconveniente é o preço de US$ 17.500,00.

monitor_65pol

ArcGis 10 - Adicionando valores de elevação e declividade a hidrografia

No ArcGis 10 é fácil adicionar valores de elevação e declividade a feições tipo drenagem, rodovias etc. Para isto é necessário um modelo digital de elevação (por exemplo SRTM) e o arquivo shapefile que irá receber os dados de elevação. Basta entrar no ArcToolBox – 3D Analyst Tools – Functional Surface – Add Surface Information. Na caixa de dialogo que será aberta entre com o nome do arquivo shapefile que recebera os dados de altitude em Input Feature Class e com o MDE no campo Input Surface. Em seguida selecione quais os campos que deseja adicionar ao arquivo shapefile em Output Property. Observe que esta ferramenta não cria um novo arquivo e sim adiciona novos campos ao shapefile selecionado.


image

Abaixo pode ser visualizada uma tabela onde foram inseridos os campos altitude mínima (Z_Min) altitude máxima (Z_Max), altitude média (Z_Mean), comprimento superficial (SLength), declividade mínima (Min_Slope), declividade máxima (Max_Slope) e declividade media (AVG_Slope). Observe que o ArcGis calcula esta variáveis para cada segmento da linha existente no shapefile de entrada.

image

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ArcGis 10 : FrOG Tech Toolbox

imageO FrOG Tech Toolbox foi postado recentemente no ArcGis Resource Center  e tem algumas funções muito interessantes para o ArcGis 10. Destaco duas delas que na minha opinião justificam o download deste toolbox. A primeira delas é a Raster Band Splitter, que separa as bandas de qualquer raster e as grava em disco como arquivos individuais. Por exemplo uma imagem Landsat com 7 bandas agrupadas será transformada em 7 arquivos cada um contendo uma banda especifica. 

A outra função interessante é o Shapefile Filter que apesar do nome não deixar muito claro o que ele faz pode ser muito útil. Esta função basicamente pega um campo selecionado pelo usuário num shapefile e cria novos shapes para cada valor diferente contido neste campo. Por exemplo um mapa de municípios do Brasil que tem um campo com o nome do estado que o município pertence. Usando o Shapefile Filter eu posso criar um arquivo shapefile para cada estado do Brasil, contendo em cada arquivo somente os municípios pertencentes, ou seja, ao final do processo teríamos 26 arquivos shapefile, um para cada estado. Para fazer o download deste toolbox para o ArcGis 10 basta clicar aqui

ArcGis10–Exportando tabelas para o Excel (XLS)

Muitas vezes é necessário exportar tabelas do ArcGis para visualização e cálculos complementares, cálculos estatísticos e  gráficos no Microsoft Excel. No ArcGis sabe-se lá porque esta funcionalidade não foi implementada diretamente no ArcToolbox e depende do download de um toolbox para pode ser executada. Então vamos mostrar como implementar esta funcionalidade de maneira rápida e indolor.

Passo 1 – Baixar o Toolbox - Additional Conversion - Generic Tools

Passo 2 – Descompacte o Toolbox em um diretório, sugiro criar um especificamente para este fim e colocar lá dentro todos os toolboxes que você baixar, por exemplo C:\toolbox

Passo 3- Entre no ArcGis e clique no ArcToolbox

Passo 4 – Na aba do Arctoolbox clique com o botão direito do mouse sobre a palavra ArcToolBox e entre na opção “Add Toolbox”. Selecione o Toolbox que você baixou – “Additional Conversion - Generic Tools.tbx” e clique no botão Open. Observe que dentro do ArcToolBox aparecera una caixa de ferramentas com o nome “Additional Conversion - Generic Tools”

Passo 5 -  Neste ponto o conversor já esta funcionando, porem só exporta as tabelas do arcgis para o formato CSV (separado por virgula). Este formato apresenta alguma inconsistência com nosso formato numérico que usa a virgula como separador decimal e precisa de alguma manipulação no Excel para ajustar este problema. A melhor opção é exportar direto no formato nativo do Excel (XLS). Para isto é necessário fazer o download de uma biblioteca Python que exporta os dados no formato XLS. Faça o download desta biblioteca clicando aqui. Para instalar a biblioteca é necessário poderes de administrador. Para isto vá até o diretório onde a biblioteca foi baixada e clique sobre ela com o botão direito do mouse e entre na opção  “Executar como administrador”. Siga as instruções do instalador e ao final do processo retorne ao ArcGis e você estará apto a exportar as tabelas do ArcGis tanto em CSV como em XLS. Ai é só alegria….rs

image

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Google Earth: Localização das aldeias indígenas do Brasil

Utilizando os dados de localidades do Brasil disponível no site do IBGE eu criei um arquivo KMZ com todas a localização de todas aldeias indígenas do Brasil. Estes dados referem-se ao ano de 2010. Para utilizar faça o download do arquivo KMZ e abra-o no Google Earth. Para ver todas as informações disponibilizada clique no ponto verde que aparece próximo ao nome de cada uma das aldeias indígenas. Abaixo uma tela capturada do Google Earth mostrando a aldeia São Marcos.  Download do arquivo de Aldeias indígenas

 

Aldeia indigena São Marcos

aldeias_indigenas2

DigitalGlobe mostra imagem do cruzeiro Costa Concordia

Costa Concordia, cruise ship disaster off the coast of Giglio, Italy

A Digital Globe liberou a imagem do cruzeiro Costa Concordia, que afundou em Giglio, Itália.

Curso de Especialização em Geoprocessamento–Apostilas

O instituto de Geociências da UFMG oferece um curso de especialização em Geoprocessamento. Na página do curso são disponibilizadas as apostilas utilizadas pelos alunos do curso de especialização em Geoprocessamento.


BORGES, Karla Albuquerque de Vasconcelos. Modelagem de Dados Geográfico.

CASTRO, Frederico Valle Ferreira de, SOARES-FILHO, Britaldo Silveira, VOLL, Eliane. Cartografia Temática.

DAVIS, Clodoveu, FONSECA Frederico - Introdução aos Sistemas de Informação Geográficos.

DINIZ, Alexandre Magno Alves. Estatística Básica.

DINIZ, Alexandre Magno Alves. Estatística Espacial

MACHADO, Maria Márcia M. Metodologia em Monografia

MACHADO, Maria Márcia M. Projetos em Geoprocessamento

MACHADO, Maria Márcia M. Topografia I

MAILLARD, Philippe. Introdução ao Sensoriamento Remoto.

MAILLARD, Philippe. Introdução ao Processamento Digital de Imagens.

MOURA, Ana Clara M. Análise Espacial.

MOURA, Ana Clara Mourão -  Cartografia Digital - Prática em Laboratório.

MOURA, Ana clara Mourão -Elementos de Cartografia.

MOURA, Ana Clara Mourão. Contribuiçõs Metodológicas do Geoprocessamento à Geografia.

MOURA, Ana Clara Mourão. A importância dos metadados no uso das Geotecnologias e na difusão da Cartografia Digital.

OLIVEIRA, Renata Hungari de. Aplicações em Mapinfo.

SIMÕES, Carla Araújo. Aplicações em ArcView.

SOARES-FILHO, Britaldo Silveira. - Cartografia Assistida por Computador - Conceitos e Métodos

SOARES-FILHO, Britaldo Silveira - Modelagem de Dados Espaciais.

SOARES-FILHO, Britaldo Silveira - Interpretação de Imagens da Terra.

TEMBA, Plínio - Fundamentos da Fotogrametria.

TIMBÓ, Marcos Antônio - Elementos de Cartografia.

TIMBÓ, Marcos Antônio - Levantamentos Através do Sistema GPS.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Curso online ArcGis 10 : Turning Data into Information Using ArcGIS 10

A Esri está oferecendo gratuitamente o curso para o ArcGis 10 “Turning Data into Information Using ArcGIS 10”. O curso foi desenvolvido por feras da área de SIG como Paul A. Longley, Michael F. Goodchild, David J. Maguire e David W. Rhind. Para acessar o curso online é necessário criar uma conta no site da ESRI. A página do curso pode ser acessada pelo link : Curso ArcGis 10

 

A programação do curso esta listada abaixo:

  • Basics of Data and Information: Representing geography; The nature of geographic data; Creating and visualizing information; Uncertainty
  • Cartography, Map Production, and Geovisualization: GIS-based visualization; Representing attributes and spatial objects; Scientific visualization; Advanced methods for improving visualizations
  • Query and Measurement: Querying views of a GIS; Advanced queries; Querying for measurements
  • Transformations and Descriptive Summaries: Buffering, point-in-polygon, and polygon overlay; Spatial interpolation and density estimation; Centers and dispersion; Histograms, pie charts, and scatterplots; Spatial dependence and fragmentation
  • Optimization and Hypothesis Testing: Optimization; Hypothesis testing
  • Uncertainty: Measuring uncertainty of nominal and ordinal values; Measuring uncertainty of interval or ratio values; Uncertainty issues for spatial data

Service Pack 4 para o ArcGis 10 vem ai

A ESRI anunciou que sai em Março o Service Pack 4 (SP4) para o ArcGIS 10. São mais de 250 correções sendo 215 delas só no ArcGis Desktop. A quantidade de correções feitas até hoje no ArcGis 10 dá a impressão da distribuição de um produto inacabado. A lista para as correções do Service Pack 4 do ArcGis 10 pode ser baixada no link a seguir : ArcGis 10 SP4 .

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Imagem Landsat–Delta do Yukon , Alaska


Depois de começar no norte da Colúmbia Britânica e fluindo através de Yukon, no Canadá, o rio Yukon cruza o Alasca antes de desaguar no Mar de Bering.Inúmeros lagos e lagoas estão espalhadas por toda esta cena do Delta do Yukon. O rio é sinuoso, e suas ramificações parecem vasos sanguíneos. É um dos deltas maiores deltas de  rio do mundo, e a área é atualmente protegida como parte da refúgio da vida selvagem do Delta do Yukon. A cena abaixo foi captada pelo satélite Landsat 7 em 22 de setembro de 2002. Esta imagem faz parte da serie Earth as Art publicada pelo USGS.
yukon_delta31000
Fonte : USGS

Imagem Landsat : Delta do Rio Ganges

Imagem da série Earth as Art (terra como arte) publicada pelo USGS. Esta serie reúne belíssimas imagens da terra feita pelos satélites Landsat. Na imagem selecionada abaixo aparece o delta do Rio Ganges na baia de Bengala – Índia. Esta região é pantanosa e coberta de florestas e terra do famoso tigre de Bengala. A imagem em alta resolução, muito boa para imprimir em plotter como um belo pôster pode ser baixada do USGS neste link.

Ganges River Delta

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mapa das chuvas no Brasil

Dados do CPTEC/INPE mostram a precipitação acumulada no mês de janeiro/2012 e as anomalias de precipitação também para janeiro/2012. O mapa  de anomalias de precipitação mostra o quanto choveu além do esperado para o período. Observe que em alguns locais na região sudeste (MG e RJ) que chove muito mais que o esperado (cor azul) e no mapa de precipitação acumulada em cor verde as áreas com altos valores, responsáveis pelas inundações catastróficas que muitos municípios principalmente de Minas Gerais tem sofrido.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

TRMM : Chuvas na região Sudeste do Brasil

Chuvas torrenciais inundaram o Sudeste do Brasil na ultima semana de 2011 e primeira semana de 2012. A figura abaixo mostra as chuvas na região mais atingida monitorada pelo Tropical Rainfall Measuring Mission(TRMM) no período de 30 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012. Observe que em alguns pontos chega a chover 280mm num período de 8 dias. O site do TRMM contem uma grande quantidade de dados de domínio publico, alguns deles podem ser abertos diretamente no ArcGis.

Enchentes: Cheia do Rio Muriaé na imagem MODIS

Inundação próximo a cidade de Campos (RJ). As duas imagens coletadas pelo sensor Modis mostram o rio Muriaé fora do seu leito na imagem de cima e o rio na situação de normalidade na imagem abaixo. Imagens retiradas do site http://earthobservatory.nasa.gov

Flooding in Southeastern BrazilFlooding in Southeastern Brazil

E-book: Beyond Mapping: Meeting National Needs Through Enhanced Geographic Information Science



A editora National Academies Press liberou para download gratuito em formato PDF o e-book “Beyond Mapping: Meeting National Needs Through Enhanced Geographic Information Science”. O livro tem 116 paginas e esta escrito em língua inglesa.

Descrição :
Sistemas de informação geográfica (SIG), sistema de posicionamento global (GPS), sensoriamento remoto, e outras tecnologias de informação mudaram  a natureza do trabalho nas ciências do mapeamento e nas profissões, empresas indústrias e instituições que dependem deles para a pesquisa básica e educação. Atualmente os  sistemas de informação geográfica têm se tornado central para os negócios de agências governamentais, empresas privadas, e organizações sem fins lucrativos. No entanto, a oferta de  profissionais de SIG não manteve o ritmo de crescimento e não atende demanda gerada pela necessidade crescente de mais e melhores sistemas de informação geográfica  e dados geográficos de melhor qualidade
Beyond Mapping avalia o estado das ciências de mapeamento no início do século XXI e identifica as necessidades críticas nacionais para profissionais de SIG. O obra examina as forças que impulsionam e acompanha a necessidade dos  profissionais de SIG, incluindo a mudança tecnológica, e a demanda por informações geográficas, e as mudanças nas organizações. Também avalia as necessidades de ensino e pesquisa, incluindo a formação essencial e educação, desafios do novo currículo e respostas, garantia de qualidade na educação e formação, e os desafios organizacionais. Algumas das recomendações do relatório incluem mais colaboração entre disciplinas acadêmicas, empresas privadas e agências governamentais; a implementação do SIG em todos os níveis da educação e do desenvolvimento de uma agenda de pesquisa coerente e abrangente para as ciências do mapeamento.
Para fazer o download gratuito da versão PDF, acesse a pagina da editora  - clique aqui . Para adquirir a versão impressa direto do site da Amazon clique na figura abaixo :
 

domingo, 8 de janeiro de 2012

Visualizando a Zona de Convergência do Atlântico Sul

O Site www.wunderground.com mostra imagens de satélites meteorológicos praticamente em tempo real e permite a animação destas imagens. Da para ver a movimentação das nuvens nas ultimas horas assim como a altura das nuvens representadas por cores. Como fundo aparece os mapas do Google Maps/Maplink. A zona de convergência do atlântico sul pode ser reconhecida na imagem como uma faixa como muitas nuvens de orientação noroeste/sudoeste que vai do sul da região amazônica até o litoral do atlântico sul.

Brazil Forecast

Google Earth–Mapa de Munícipios do Brasil

Estou republicando o arquivo KMZ com o limite dos municípios do Brasil para o Google Earth. O mapa do Brasil foi dividido em regiões para diminuir o consumo de memória, quando em exibição no Google Earth. Para baixa o arquivo KMZ clique na imagem abaixo.

google_earth_municipios_Brasil

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Google Earth : Enchentes no Sudeste

A NASA disponibilizou na internet dados de precipitação a nível planetário. Estes dados podem ser usados para acompanhar as áreas de inundação e seca em qualquer lugar no mundo  e mais especificamente as chuvas torrenciais no Sudeste Brasileiro.

Estão disponíveis as seguintes layers:

30 Day Rainfall


Hourly Rainfall Accumulation


Hourly Flood Potential

A imagem abaixo capturada do Google Earth mostra a precipitação acumulada nas ultimas 72hs sobre a América do Sul.

    image