sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ArcGis 10 - Adicionando valores de elevação e declividade a hidrografia

No ArcGis 10 é fácil adicionar valores de elevação e declividade a feições tipo drenagem, rodovias etc. Para isto é necessário um modelo digital de elevação (por exemplo SRTM) e o arquivo shapefile que irá receber os dados de elevação. Basta entrar no ArcToolBox – 3D Analyst Tools – Functional Surface – Add Surface Information. Na caixa de dialogo que será aberta entre com o nome do arquivo shapefile que recebera os dados de altitude em Input Feature Class e com o MDE no campo Input Surface. Em seguida selecione quais os campos que deseja adicionar ao arquivo shapefile em Output Property. Observe que esta ferramenta não cria um novo arquivo e sim adiciona novos campos ao shapefile selecionado.


image

Abaixo pode ser visualizada uma tabela onde foram inseridos os campos altitude mínima (Z_Min) altitude máxima (Z_Max), altitude média (Z_Mean), comprimento superficial (SLength), declividade mínima (Min_Slope), declividade máxima (Max_Slope) e declividade media (AVG_Slope). Observe que o ArcGis calcula esta variáveis para cada segmento da linha existente no shapefile de entrada.

image

8 comentários:

  1. Olá, essa ferramento funciona com polígonos? por exemplo para calcular esses dados em uma bacia? se não, como posso fazer tais cálculos sem ter q recortar todos os DEMs no formato das bacias e repetir o procedmento? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá que transformar os polígonos em raster
      Feature to raster

      Excluir
  2. Como faço para colocar um modelo digital de elevação sobre o arquivo shape file com dados espacializados por exemplo de precipitação.

    Fico grato.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O arquivo de saída é representado por quais unidades de medida?

    ResponderExcluir
  5. O arquivo de saída é representado por quais unidades de medida?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você poderia me responder:
    É possível fazer isso em outro programa, de preferência um que seja gratuito?

    Obrigado.

    ResponderExcluir