quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Lançado o CBERS-2B

Exatamente às 00h26min desta quarta-feira (19) foi lançado com sucesso o CBERS-2B, terceiro satélite da parceria entre Brasil e China. O evento foi comemorado tanto no Centro de Controle de Satélites do INPE, em São José dos Campos (SP), como no Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan. O diretor do INPE, Gilberto Câmara, assistiu ao lançamento na base chinesa e, junto com os engenheiros Ricardo Cartaxo e Jânio Kono, respectivamente coordenador geral e coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS, transmitiu todas as informações aos técnicos e convidados que acompanharam da sede do Instituto.



“É uma emoção muito grande. É o resultado de um grande trabalho feito por brasileiros e chineses. Estamos todos muito orgulhosos”, disse o diretor Gilberto Câmara.

Chefe do Centro de Controle de Satélites do INPE, Pawel Rosenfeld manteve contato constante com Jânio Kono, coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS, que da base comandou as operações junto com os técnicos chineses.

O foguete Longa Marcha 4B cumpriu perfeitamente todas as etapas previstas para colocação do satélite em órbita. O tempo total de vôo até a injeção do CBERS em órbita foi de 12,5 minutos. O CBERS-2B é lançado com seus transmissores ligados permitindo assim que a estação de rastreio de Nanning, na China, mantenha contato com o satélite desde antes de sua separação do último estágio do veículo lançador, até aproximadamente um minuto e meio após a abertura dos painéis solares, que aconteceu cerca de 14 minutos após o lançamento.

O Programa CBERS é um exemplo bem-sucedido de cooperação Sul-Sul em matéria de alta tecnologia e é um dos pilares da parceria estratégica entre o Brasil e a China. O CBERS é hoje um dos principais programas de sensoriamento remoto em todo o mundo, ao lado do norte-americano Landsat, do francês Spot e do indiano ResourceSat.

Primeira passagem

Aproximadamente 10 horas após o lançamento, ocorrerá a primeira passagem sobre a estação de rastreio do INPE em Cuiabá (MT). Nesta passagem as telemetrias do satélite são monitoradas e é feita a determinação dos parâmetros orbitais do satélite. Já no seu segundo dia em órbita, o CBERS-2B fará imagens de teste de suas câmaras, no Brasil e na China. E, a partir do trigésimo dia em órbita, o CBERS-2B inicia a operação normal para distribuição de imagens aos usuários do Brasil e da China.

As imagens CBERS são utilizadas em aplicações como monitoramento florestal e apoio à agricultura. Os dados recebidos pelo satélite são, por exemplo, empregados pelo governo brasileiro no bem-sucedido esforço de combate ao desmatamento na Amazônia. Além disso, o Programa CBERS promove a inovação na indústria espacial nacional, gerando empregos em um setor de alta tecnologia fundamental para o crescimento do País.

Desde 2004, foram distribuídas mais de 320 mil imagens CBERS para cerca de cinco mil usuários de várias instituições públicas e privadas. Na China, após a adoção de uma política de distribuição de dados similar à brasileira, foram distribuídas mais de 200 mil imagens, sendo o Ministério da Terra e de Recursos Naturais seu principal usuário.

Além disso, o Brasil e a China distribuem gratuitamente imagens CBERS para países vizinhos, promovendo atividades de capacitação técnica para sua utilização. A partir de 2008, as imagens CBERS devem ser distribuídas também para países da América Central, do Caribe, da África e do sudeste asiático, mediante a entrada em operação de outras estações de recepção de dados. Os satélites CBERS tornam-se, cada vez mais, instrumento fundamental de cooperação internacional, em benefício dos países em desenvolvimento.
Fonte : INPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário