segunda-feira, 9 de julho de 2007

ArgGisExplorer e o globo da ESRI

Hoje baixei o ArcGisExplorer, para quem não conhece é um aplicativo para visualização de mapas e banco de dados armazenados no ArcGis Server. Minha curiosidade era dar uma espiada na base de imagens que a ESRI esta disponibilizando na internet, algo parecido com o google earth. A experiência foi decepcionante, primeiro pela interface do ArcGis Explorer que não ajuda muito na navegação e o software é muito lento, talvez influenciado pela minha conexão internet quase banda larga. Segundo que pelo que andei olhando no Brasil as imagens são de baixa resolução, apesar de que não pude navegar muito devido a lerdeza do software. Se alguém conseguir ser melhor sucedido que eu, bota um comentário no post para compartilhar com todo mundo.

Um comentário:

  1. Realmente quando abrimos o ArcGIS Explorer (AGX) e comparamos logo com o Google Earth(GE) a decepção é certa. Tenho os dois aqui e claro que o GE é muito bom, possui um acervo de imagens fantastico e uma comunidade em escala global trabalhando de graça pra eles, ao enviar fotos, links etc e tal.
    Estive lendo um artigo sobre o AGX (quando reencontra-lo te envio) e o que a ESRI dizia: "não queremos concorrer com o GE, porque o nosso foco é nas soluções corporativas", ou seja o GE atende ao leigos, mas na hora de colocar uma aplicação de Globo em ambiente corporativo, trabalhando com base de dados (shps, wms, etc), conexão com BD e com aplicações customizadas (graças à possibilidade de criar Tasks), as empresas vão certamente preferir o AGX. Em resumo a ESRI quer atingir um mercado diferente da Google que prefere atingir negócios para a massa (leia-se povão) e a ESRI que ganhar vendendo licenças do ArcGIS Server que oferece recursos mais avançados de integração com o AGX.
    Quanto à navegação o AGX exige mais banda mesmo e o tempo de atualização é mais lento que o GE. Aqui em Portugal estou com conexão a 8mb e mesmo assim é um pouco lento.
    Espero ter ajudado e mais uma vez parabens pelo BLOG, está cada dia melhor.

    ResponderExcluir