segunda-feira, 23 de julho de 2007

Artigo: COMPARAÇÃO ENTRE DADOS ALTIMÉTRICOS SHUTTLE RADAR TOPOGRAPHY MISSION , CARTAS TOPOGRÁFICAS E GPS: NUMA ÁREA COM RELEVO ESCARPADO

Este artigo compara os dados altimétricos do SRTM com cartas 1:50.ooo do DSG usando como verdade de campo dados de GPS diferencial. E chega a uma conclusão na minha opinião surpreendente. Vale a pena dar uma pesquisada na pagina da Revista Brasileira de Cartografia lá voce encontra muitos artigos interessantes na area de geoprocessamento. Tudo disponivel gratuitamente na internet.

COMPARAÇÃO ENTRE DADOS ALTIMÉTRICOS
SHUTTLE RADAR TOPOGRAPHY MISSION , CARTAS TOPOGRÁFICAS E GPS: NUMA ÁREA COM RELEVO ESCARPADO Eduardo da Silva Pinheiro

RESUMO

A missão ShuttleRadarTopographyMission (SRTM) foi realizada no ônibus espacial SpaceShuttleEndeavour em fevereiro de 2000, com objetivo de obter modelos digitais de elevação (MDE) da Terra. Os dados foram adquiridos com radar de abertura sintética interferométrico (InSAR), nas bandas C (5,6cm – 5,3GHz) e X (3,1cm – 9,6GHz). Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre os dados altimétricos derivados da SRTM e de Cartas topográficas (1:50000) da Diretoria do Serviço Geográfico (DSG) com pontos de controle adquiridos com GPS e corrigidos pelo método Diferencial. O estudo foi realizado no Planalto das Araucárias, nordeste do Rio Grande do Sul, Brasil, na área do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza PRÓ-MATA, um local com relevo escarpado e com grandes declividades. As análises dos MDE foram realizadas através de testes estatísticos e gráficos. O MDE SRTM possui um ajuste mais preciso do que o MDE DSG quando comparado com dados obtidos pelo GPS. Os Erros Médios Quadráticos dos MDE SRTM e DSG foram, respectivamente, 7,0m e 26,8m. Os resultados demonstram que o MDE SRTM apresenta boa precisão, no entanto, devido ao tamanho dos seus pixels (90x90m) recomenda-se o seu uso em escala 1:250.000.

Resumo do artigo publicado na Revista Brasileira de Cartografia



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