domingo, 29 de julho de 2007

Processsamento de Imagens - O código Da Vinci

Uma nova teoria sobre o quadro "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, tem atraído tanto o interesse dos internautas que sites relacionados à imagem saíram do ar nesta semana pelo excesso de visitantes.

A famosa obra do artista renascentista ganhou força como foco de especulações em todo mundo depois que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madalena, tendo um filho com ela.
Agora, Slavisa Pesci, um especialista em informática e estudioso amador, afirma que a superposição de "A Última Ceia", com sua imagem espelhada, cria uma imagem contendo uma figura que parece um cavaleiro templário e outra pessoa segurando um bebê.

"Eu percebi isso por acidente. A partir de alguns detalhes você pode inferir que não estamos falando de coincidência, mas sobre cálculos precisos", disse Pesci a jornalistas quando revelou sua teoria no início dessa semana.

Na versão sobreposta, uma figura à esquerda de Cristo parece segurar um bebê nos braços, disse Pesci, mas ele não faz sugestões de que a criança possa ser filha de Cristo. Judas, que no quadro é mostrado à direita de Cristo, aparece em um espaço vazio no lado esquerdo na imagem sobreposta. Pesci também sugere que a versão sobreposta mostra um cálice diante de Cristo e ilustra quando Ele abençoou o pão e o vinho na ceia com seus apóstolos.

Fonte G1

As imagens na internet são de baixa resolução e é dificil ver o que o Slavisa Pesci diz existir na imagem. A seguir a sequencia de imagens que consegui na internet:




imagem 1- O quadro clássico


Imagem 2 - O quadro invertido esquerda - direita


imagem 3 - A sobreposição da imagem normal e da invertida


Figura 4 - Círculos mostrando onde aparecem as principais alterações



Provavelmente é mais um dos modismos da internet mas achei interessante
pela aplicação, simples diga-se de passagem, do processamento de imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário