sexta-feira, 6 de julho de 2007

Tutorial : Melhorando a qualidade visual de dados SRTM

Consegui melhorar bastante a qualidade visual de MDEs SRTM usando os interpoladores presentes no módulo Spatial Analyst do ArcGis. Os principais passos são:
1 - Recortar a área de interesse no grid do SRTM
2 - Mudar a projeção original de Geográfica para UTM , se necessário
3- Converter o Grid para vetor tipo ponto (Spatial Analyst - Convert - RasterToFeature)
4- Interpolar os dados para a resolução desejada, ArcToolBox - Spatial Analyst Tools - Interpolation - Spline . Vai abrir uma janela de dialogo onde voce deve entrar o nome do shapefile de pontos, qual o campo contem os dados de altimetria e qual o nome do grid de saída e qual o tamanho de célula a ser criado. Eu obtive resultados muito bons com células de 10 e 15 m.
Para pequenas áreas e possível chegar a resoluções grandes. Cuidado com o tamanho do arquivo lembre-se que cada vez que você amplia 2 vezes o tamanho do grid aumenta em 4 vezes. Melhorando a resolução do SRTM de 90m para 10m faz com que o tamanho do arquivo aumente em 81 vezes!!! Dentre os interpoladores que eu testei obtive os melhores resultados com o spline, mas isto ainda precisa ser avaliado mais criteriosamente. Observe que este procedimento melhora a qualidade visual do MDE SRTM mas não da para saber o que acontece com a precisão numérica dos dados. Estamos começando a trabalhar para verificar se a interpolação piora, não muda ou melhora a qualidade dos dados.


4 comentários:

  1. Bem, pela minha experiência e leituras o método mais preciso para interpolação é a krigeagem que não é tendenciosa.

    Tente dar uma lida sobre este interpolador.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Até que resolução (20m, 10m, ...?) posso ir interpolando o SRTM? Qual a função do "focal statistics"? Qual o melhor interpolador para o SRTM? Como gero a drenagem a partir do SRTM no ArcGIS? ufa... !!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, eu não tenho esta resposta. Seria necessário fazer uma série de interpolações e comparar os resultados contra mapas de escalas mais detalhadas para observar os erros introduzidos com o processo de interpolação.

    um abraço

    Elpídio

    ResponderExcluir