segunda-feira, 18 de junho de 2007

GRASS

Sistema de Suporte ao Análise de Recursos Geográficos
Geographic Resources Analysis Support System
Opção de software GIS - De uso geral livre


Por Dr Helena Mitasova, Departamento da Marinha , Ciências Atmosféricas e da Terra, Universidade do Estado da Carolina do Norte – EUA.
Markus Neteler, Pesquisador do Centro para pesquisa e científica e tecnológica, Trento, Itália. IN: Revista GIM INTERNACIONAL VOLUME13 ANO2003.


GRASS GIS é o software o qual tem código fonte aberto. Possui um importante papel na ciência da geo-informação por fornecer um grande acesso em seu código fonte e no suporte de sua infra-estrutura baseada na Web.
O software é desenvolvido por um amplo grupo internacional de programadores e coordenado por uma lista enviada por seus colaboradores. O colaborador mais ativo tem amplo acesso a CVS (Sistema de Versão Simultânea), permitindo a submissão do código. Muitos colaboradores são usuários avançados do GRASS, o quem o melhora ou aumenta a funcionalidade existente baseado na sua necessidade diária do uso do GIS.
Embora o GRASS tenha sido originalmente desenvolvido para aplicação no planejamento do uso da terra, essas capacibilidades têm sido expandida e usada em muitos campos incluindo a Engenharia, Hidrologia, Geologia, Ecologia, Sensoriamento Remoto, e negócios. Ele foi projetado como um de 300 módulos fornecendo ferramentas para gerenciar, exposição e análise do raster ou vetor, dados do local da imagem, e executar uma escala larga de modelamento de tarefas.
O GRASS fornece ferramentas para administração e exposição da análise de dados raster ou vetor, módulos da quadriculação incluindo a análise da álgebra do mapa, de vertente de água, MDE, operadores de vizinhança, estatísticas espaciais, linha de visada e no modelo hidrológico, o processamento de imagens fornece ferramentas para retificação da imagem e classificação. Ao lado do módulo padrão 2D, o módulo de visualização interativa permite a visualização de superfícies múltiplas, vetores e camadas locais são mostradas no espaço 3D e permitindo uma navegação e animação dinâmica da superfície. Na intenção na expansão das configurações das potencialidades do GRASS através dos esforços de muitos outros projetos livres do GIS, tais como: GDAL (www.remotesensing.org/gdal ) para importar dados raster, linguagem estatística R (www.r-projects.org) ou gstat ( www.gstat.org) para análise geo-estatística. Para o suporte de mapeamento online o GRASS pode ser direcionado diretamente para o software livre UNM/MAP SERVER ( http://mapserver.gis.umn.edu) que gera uma plataforma poderosa para o mapeamento dinâmico na WEB quando estendido com PostgreSQL e POSTGIS (http://postgis.refractions.net).

Conclusão
O GRASS é usado atualmente em ajustes acadêmicos e comerciais em todo o mundo, bem como por muitas agências governamentais e companhias de consultoria ambientais. Torna-se uma opção de software livre com amplas possibilidades com grandes semelhanças aos softwares comerciais usados tradicionalmente.

RESUMO TRADUZIDO POR JULIANA RODRIGUES DIAS
Mais informações visite o site: (http://grass.itc.it/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário