sexta-feira, 8 de junho de 2007

Melhorando a qualidade visual de MDEs SRTM


MDE SRTM do munícipio de Eunapólis - Click na imagem para ve-la no tamanho original

Consegui melhorar bastante a qualidade visual de MDEs SRTM usando os interpoladores presentes no módulo Spatial Analyst do ArcGis. Em breve farei um tutorial detalhado. Por hora vou listar os passos principais:
1 - Recortar a área de interesse no grid do SRTM
2 - Mudar a projeção original de Geografica para UTM
3- Converter o Grid para vetor tipo ponto (Spatial Analyst - Convert - RasterToFeature)
4- Interpolar os dados para a resolução desejada, ArcToolBox - Spatial Analyst Tools - Interpolation - Spline . Vai abrir uma janela de dialogo onde voce deve entrar o nome do shapefile de pontos, qual o campo contem os dados de altimetria e qual o nome do grid de saída e qual o tamanho de célula a ser criado. Eu obtive resultados muito bons com células de 10 e 15 m.
Para pequenas áreas e possível chegar a resoluções grandes. Cuidado com o tamanho do arquivo lembre-se que cada vez que o você da um amplia 2 vezes o tamanho do grid aumenta em 4 vezes. Melhorando a resolução do SRTM de 90m para 10m faz com que o tamanho do arquivo aumente em 81 vezes!!! Dentre os interpoladores que eu testei obtive os melhores resultados com o spline, mas isto ainda precisa ser avaliado mais criteriosamente. Observe que este procedimento melhora a qualidade visual do MDE SRTM mas não da para saber o que acontece com a precisão numérica dos dados. Estamos começando a trabalhar para verificar se a interpolação piora, não muda ou melhora a qualidade dos dados.

Site do ArcGis : http://www.esri.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário