sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mapa de Fluxos no ArcGis

No ArcGIS é possível você modelar redes utilizando dois formatos:
A) Rede Geométrica (Geometric Network): para modelagem de redes com fluxo direcionado ("source" e "sink"), como por exemplo, para aplicações em Utilities (Água, esgoto, energia, telecomunicações, gás entre outros). Para utilizar este modelo de redes, é necessário que você tenha a versão ArcEditor ou ArcInfo do ArcGIS.
B) Rede de Transportes (NetWork Dataset): para modelagem de redes de transportes, com fluxo não-direcionado (fluxo não é controlado totalmente pelo sistema), como sistemas de arruamento e redes "multimodais". Você pode criar um sistema de redes de transporte para o Network Analyst em três formatos, sendo Shapefile, Geodatabase e StreetMap (Smart Data Compression).
A estrutura da rede (geométrica ou de transportes) baseia-se num sistema físico e outro lógico.
O sistema físico é composto por classes de feições (fontes de dados) como arruamentos, ferrovias, pontos de interesse (ponto de ônibus, pedágios, lojas e etc.) entre outros.
O sistema lógico é um conjunto de tabelas que relacionam as informações das geometrias do sistema físico (edges e junctions). Em se tratando de sistemas de redes, o ArcGIS considera os elementos lineares (linhas) como "edges" e as conexões (pontos) como "junctions". Neste caso, é necessário que você tenha a versão ArcEditor ou ArcInfo do ArcGIS e a extensão Network Analyst.
No link www.esri.com/products encontramos mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário