domingo, 26 de agosto de 2007

Uso do Google Earth no ensino da Geografia

Muito interessante o trabalhao publicado na REVISTA ELECTRÓNICA DE RECURSOS EN INTERNET SOBRE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES (AR@CNE) por pesquisadores Brasileiros (ver citação no final do post) intitulado "Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia". Não tenho dúvidas que o Google Earth é revolucionário em termos de permitir o acesso a um banco de dados planetário com uma facilidade de navegação até então inimaginada. Vejo meu filho de 5 anos navegar com naturalidade pela interface intuitiva do programa. Abaixo apresento o resumo do artigo publicado bem como alguns links para outros artigos sobre o mesmo tema.

Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia (Resumo).

Desde suas intenções, produções e usos, as imagens de satélite de alta resolução são instrumentos poderosos para manipular a informação espacial. Neste trabalho objetivamos apresentar uma análise do uso de imagens de satélite de alta resolução disponibilizadas pelo “Google Earth” na Internet e de mapas cartográficos, a partir de uma visão comparativa do uso de ambos os instrumentos, focalizando dificuldades e potencialidades em suas leituras e manipulações para a compreensão da configuração sócio-espacial nas aulas de geografia do Ensino Fundamental e Médio. O presente artigo vem de encontro com interesses de profissionais que utilizam materiais cartográficos para ajudar a estudantes compreender o espaço através das noções geográficas.

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Imagens de Satélite de Alta Resolução.

Para acessar o artigo na integra clique no link

Citação do trabalho :
GONÇALVES, Amanda Regina; NOCENTINI ANDRÉ, Iara Regina; SALOMÃO AZEVEDO, Thiago; GAMA, Valquíria Z. Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia. Ar@cne. Revista electrónica de recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, nº 97, 1 de junio de 2007. <http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-097.htm>.


Outros links sobre o assunto :

Possibilidades pedagógicas do Google Earth

Google Earth vira ferramenta para aulas de geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário