quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Medições com GPS mostram que Groenlândia derrete mais rápido que o esperado

COPENHAGUE (AFP) — A camada de gelo da Groenlândia está derretendo muito mais rápido do que o previsto pelos especialistas, segundo o resultado de uma nova pesquisa do Centro Espacial da Dinamarca (DTU) divulgada nesta quinta-feira.Segundo o estudo, o degelo é agora quatro vezes mais rápido do que no início da década, o que faz com que as geleiras do sudeste da Groenlândia deixem cair no mar todos os anos icebergs equivalentes a um cubo de gelo gigante de 6,5 km de extensão."Até 2004, a massa de geleiras no sudeste da ilha perdia de 50 a 100 km3 todos os anos. Atualmente perde 300 km3 anuais. Um aumento de 400% muito preocupante", assegura o pesquisador do DTU e responsável pelo estudo, Abbas Khan.Se esse ritmo continuar, "o nível dos oceanos aumentará 60 centímetros ao longo deste século, enquanto que os especialistas em clima da ONU previam um aumento de 20 a 60 centímetros", detalhou Khan.

"Desconhecemos se é devido à mudança climática o a outros fatores. O que fazemos é constatar uma situação alarmante", concluiu. Os pesquisadores mediram o degelo graças a estações GPS ultra-sensíveis nas montanhas ao longo de todo o campo de gelo da Groenlândia.
No estudo, publicado na edição on-line da revista Geophysical Research Letters, colaborou também a Universidade de Colorado (Estados Unidos).

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário